Projeto Histórias que pintam - I Concurso Menino do Livro

PROJETO HISTÓRIAS QUE PINTAM
Leitura e ilustração de obras infanto-juvenis

APRESENTAÇÃO:
O Projeto Histórias que Pintam, realizado pela escritora Jacira Fagundes, visa expandir a literatura infantil e juvenil nas escolas públicas e particulares, com apoio de livros de sua autoria.

JUSTIFICATIVA
Sendo a literatura uma ferramenta que estimula a escrita, a oralidade, a leitura, a inclusão da ilustração na oficina promove uma visão completa do livro também como um produto, além de mostrar um mercado a quem gosta de arte, mas não sabe como desenvolvê-la.
Devido à importância da leitura na formação do jovem, a escritora propõe uma parceria que visa ao incentivo da literatura e à afirmação da ilustração como elemento importante na constituição do livro.

OBJETIVO GERAL
Realizar o projeto “Histórias que pintam” em escolas públicas e particulares, com temática voltada à produção literária e à ilustração, promovendo o gosto pela leitura, e pela criação de texto e de ilustrações para livros.

Objetivos Específicos
Estimular a leitura e a compreensão de textos;
Reafirmar a importância da literatura para a vida do estudante,
Estimular a prática da ilustração, demonstrando através do trabalho de ilustradores sua importância na construção de um livro.
Mostrar aos jovens a possibilidade de trabalho na área de ilustração.

PÚBLICO-ALVO
O público atingido pelo projeto é formado por estudantes da escola e, de forma geral, professores da área e interessados em literatura, bem como bibliotecários.

METODOLOGIA
A atividade será coordenada pela escritora Jacira Fagundes. O evento tem duração de aproximadamente duas horas.

DESENVOLVIMENTO
A atividade se desenvolve na escola, em um ambiente lúdico e informal, onde acontece a apresentação de um livro e das personagens ao público escolar. As ilustrações em tamanho grande dão início à atividade, incentivando os alunos a visualizar a história e, posteriormente, a ilustrar todo e qualquer texto que venham a produzir, bem como a publicar. Os temas abordados no exercício de leitura levam à reflexão, questionamentos feitos ao narrador e ao autor, as ideias concebidas no texto, o enriquecimento das experiências do leitor, entre outros.
A contação de história acontece com a apresentação do livro escolhido pela escola, com leitura comentada. Ao final são propostas atividades de interatividade do público leitor: para os menores, atividades de representação de algumas cenas do livro ou a criação de um desfecho diferente para a história. No caso das classes mais adiantadas, após o exercício de leitura, os estudantes são estimulados a escrever um conto curto ou miniconto e a ilustrá-lo.
As atividades objetivam sempre a expressão de criação. O material produzido será colocado no site da escritora incentivando assim a utilização da internet para fins literários, compondo o conjunto de atividades que se intercalam ao longo do trabalho.
Sugere-se que a escola reúna duas turmas, totalizando cerca de 50 alunos, sendo que quem determina as séries envolvidas é a escola, conforme o livro escolhido. Ao final da atividade, o livro trabalhado e os demais estarão à disposição para venda e serão autografados pela autora.

RECURSOS

1) Humanos - O evento será organizado pela autora e a escola. O número total de participantes e dias de evento fica a ser estabelecido conforme interesse da instituição. É preciso uma pessoa responsável pela Escola para acompanhar o evento e resolver questões necessárias para a boa organização da atividade, como: acompanhar a montagem do local do evento, auxiliar com iluminação, orientações sobre atividades operacionais, etc.

2) Materiais - o espaço deverá ser cedido pela escola devendo ter capacidade adequada ao público que será recebido;

3)Financeiros – o único investimento da escola é com a aquisição de valor a ser combinado em livros da escritora Jacira Fagundes.

AVALIAÇÃO:
Ao final da atividade será realizada uma pesquisa com alunos e professores a fim de avaliar o projeto. O resultado será enviado por e-mail à coordenação da Escola.




I Concurso Menino do Livro



1. Apresentação:
O “I Concurso Menino do Livro” é destinado a crianças e jovens de 7 a 14 anos e consiste basicamente na leitura do livro de mesmo nome e no envio de uma ilustração de um capítulo escolhido.
O livro utilizado para o concurso é “O Menino do Livro”, de Jacira Fagundes, editora Nova Prova, 2008 e poderá ser adquirido em livrarias ou por empréstimo em bibliotecas. O participante deverá ler o livro e após selecionar um capítulo para ilustrar. A ilustração deverá estar de acordo com o texto do capítulo escolhido.

2. Inscrição:
Todo trabalho enviado, que estiver de acordo com os critérios do concurso, será publicado* no site http://www.jacirafagundes.com/
- Será aceito apenas um trabalho por participante;
- A ilustração para envio deve ter tamanho de 500 pixels ou 100 Kb;
- O trabalho ou a foto do trabalho (desenho, pintura, inclusive mesclados com recorte e/ou fotografia) deverá ser enviado em anexo para o e-mail: meninodolivro@gmail.com juntamente com a ficha de inscrição preenchida com os seguintes dados:
Nome, idade, nome da Escola, série escolar, endereço completo, email e fone para contato, título do capítulo selecionado e nº da página.
- Os e-mails devem ser enviados até o dia 30 de novembro.

3. Critérios de seleção:
Os trabalhos serão avaliados em duas categorias:
- 7 a 10 anos
- 11 a 14 anos
Serão avaliadas a criatividade e a relação com o capítulo escolhido.
Serão selecionados os 10 melhores trabalhos em cada categoria e postados no site até o 04 de dezembro. Após esta data, um juri convidado indicará o melhor trabalho entre os selecionados de cada categoria. As ilustrações vencedoras serão decididas por voto até o dia
08 de dezembro.
3. Premiação:
Serão selecionadas duas ilustrações: uma em cada categoria. Os autores irão ilustrar o novo livro da escritora,”Histórias que pintam”, tendo seus créditos na obra, além de receber 10 exemplares do livro a ser lançado no segundo semestre de 2010, por Jacira Fagundes.
As bibliotecas das Escolas dos estudantes vencedores receberão um box com 10 livros da escritora.

*Os participantes e seus responsáveis aceitam todas as condições deste concurso e no ato da inscrição cedem todo e qualquer direito de uso de imagem à escritora, bem como aceitam ter seus nomes e fotos publicados em materiais de divulgação de qualquer espécie.

Um comentário:

  1. Olá Jacira: Louvável incentivar a garotada a usufruir da Literatura. Algo de bom sempre vai ficar guardado no espírito dos que tocamos com a arte e a sinceridade de nossas intenções Abraços.Jurema Barreto de Souza

    ResponderExcluir

RABISCOS

                                           RABISCOS          No final daquela tarde entro no vilarejo. Caminho por uma ladeira íngreme...