Minha nova coluna acaba de sair no portal http://www.artistasgauchos.com.br
Leitura – a quem importa?
Não se faz
leitura apenas no suporte livro impresso; ou livro físico, como é denominado o
impresso depois do advento do digital.
Quando
alardeamos que a escola prioriza a hora do conto e a leitura nas classes
iniciais do ensino fundamental e se
desincumbe de dar continuidade à
formação do leitor nas classes posteriores e no ensino médio, podemos estar
julgando a partir de dados insuficientes.
O ensino e
a aprendizagem da leitura constituem ações a serem desencadeadas com crianças e com jovens, enquanto alunos. Porém, à medida que
o aluno avança nos anos escolares, parece que o afastamento da leitura torna-se
imperativo. A sociedade, a atividade profissional,
os meios de comunicação, as redes sociais que hoje imperam em todas as faixas,
na maior ou menor medida, irão exigir do sujeito, autonomia em relação à
leitura e interpretação de um texto, seja uma instrução, um relatório, uma
ordem de serviço, uma lei ou uma bula de remédio. Sabemos que nem todos
precisarão ou irão escrever com o rigor da escrita, mas ler será para a vida
toda. Para todos, indistintamente.
Deste ponto
de vista, podemos, sim, afirmar que a leitura vem se fazendo, dentro e fora da
escola, em livros e em outros tantos materiais ditos físicos ou digitais.
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