Aqui os leitores do blog poderão compartilhar com a literatura em paralelo às artes visuais. Textos, imagens, ilustrações, vídeos e experiências no campo da literatura e das artes em geral. Sintam-se à vontade para deixar perguntas e comentários. Toda apreciação será bem-vinda.
Aconteceu nesta tarde a 2ª instalação da Exposição de Ilustrações e Minibiblioteca Itinerante, parceria da AEILIJ-Regional RS e 1ª CRE dentro do Projeto Tecendo Histórias, Traçando Ideias.
Depois da Escola Estadual Ildefonso Gomes, agora foi a vez da Escola Estadual Professor Leopoldo Tietbohl, que teve sua Sala de Leitura inaugurada junto com Exposição da AEILIJ.
Uma tarde de visitação das obras e imagens distribuídas pelas paredes, trouxe alegria e curiosidade para os alunos e professores que conversaram com os autores presentes.
Minha primeira publicação em Braile
CAVALINHO DE BALANÇO, texto infanto-juvenil de minha autoria, terá publicação em Braile, selecionado que foi para integrar o Projeto Brailinho Tagarela, patrocinado pela Fundação Dorina Nowill.
Minha primeira publicação para deficientes visuais, Cavalinho de Balanço tem Monika Papescu como ilustradora, o que acrescenta valor e um gostinho especial à obra.
Feliz com esta conquista: estender a leitura a uma clientela especial, patrocinando assim de uma ação de inclusão, constitui, para mim, como escritora de LIJ, algo que traduz um novo direcionamento, um olhar de maior alcance e de maior amplidão.
FELIZ ANO NOVO
A cada um dos leitores, deixo os votos de um Feliz 2013, que recebi e transmito a todos vocês.
DESEJO...
Desejo que você tenha coragem para se levantar dos últimos tombos e, rebatendo a poeira, consiga seguir em frente; e que seguindo em frente (mesmo não caindo) consiga equilibrar-se entre os seus caminhos e superar os muitos obstáculos que a vida às vezes apresenta. Desejo que você consiga ter muitas e novas idéias e que, com toda determinação do mundo, consiga cumpri-las parte a parte, acrescentando a sua vida momentos de realizações ímpares. Desejo que transforme dores em alegrias e saiba equilibrar lágrimas e sorrisos, continuando de maneira feliz a transição dos dias. Desejo que você tenha sabedoria para administrar os problemas e que (com ela) tenha condição suficiente de superá-los ponto a ponto. Desejo que você mantenha dentro de si uma parte criança e que com ela sorria das piadas sem graça, mantendo no coração uma esperança incomensurável de que as pequenas alegrias são (de fato) gigantescas. Desejo, que além da parte criança, mantenha uma exemplar parte de ser humano e que assim, com esta, acredite que os pequenos gestos transformam os jardins. Desejo que você tenha fé suficiente para ultrapassar seus limites e que a dose de adrenalina provocada pela superação te alivie as dores da alma. Desejo que você vislumbre muitos horizontes e conheça muitos lugares e que (em suas viagens) possa deixar um pouco de si por onde passar. Desejo que faça muitos amigos e que consiga mantê-los, interpretando também quem está na sua vida pelo que você tem e quem está pelo que você é. E que nessas muitas interpretações, desejo que você entenda quem vale a pena e quem não vale pena alguma. Desejo que você ame e também seja amado, mantendo-se a cumplicidade por todos os dias. E desejo também para quem ainda não amou, que encontre o amar e entenda que essa é uma das fontes da vida. Desejo que você tenha dias de realizações e de felicidades, de saúde e de paz; e que também tenha força para superar todas as adversidades que surgirem. Desejo que tenha esperança e que, a cada amanhecer, renove-as, atraindo para si apenas as melhores coisas, o que existe de melhor e de mais positivo. Desejo tempos de certezas e definições, momentos e renovação pessoal, profissional e espiritual. Desejo que consiga interpretar que não precisamos de tudo mas que (às vezes) o tudo está exatamente dentro de nós. Desejo que você não desista nunca e que escreva a sua história de forma harmoniosa e em pleno equilíbrio com você e com todo o seu universo. (Adriano Hungaro)
Jacira Fagundes na 25ª Feira do Livro de Osório
28/11/2010 / Jacira Fagundes
No sábado, dia 04 de dezembro de 2010, aconteceu a Sessão de Autógrafos Coletiva dos escritores da AELN – Associação de Escritores do Litoral Norte – na 25ª Feira do Livro de Osório.
À convite da Organização da Feira estiveram presentes junto aos escritores, a autora e o menino ilustrador de Bruxalisa e Lagartixa pintando histórias – Jacira Fagundes e Lucas Alves Cardoso, 10 anos, aluno da E.E.E.F. Vicente Neves Caparelli, de Santo Antonio da Patrulha e a professora
Maria Goretti Cairuga
Foi dada a palavra a cada um dos escritores para apresentação. Jacira apresentou ao público presente a trajetória do livro, desde o I Concurso Menino do Livro que premiou dois meninos para ilustrarem Bruxalisa..., passando pela escolha das duas melhores ilustrações pelo júri formado e atividades subsequentes, até a criação do texto e das ilustrações e publicação do livro. Agradeceu à Professora
Maria Goretti Cairuga
por seu empenho e dedicação às causas da educação e salientou o talento e a força de vontade do menino Lucas.
A seguir, passou-se à sessão de autógrafos, onde Lucas, muito compenetrado, estreou nos autógrafos ao lado de Jacira Fagundes, recebendo muitos cumprimentos do público.
As fotos registram momentos marcantes do evento.
O blog homenageia Maria Goretti Cairuga
Câmara de Vereadores de Osório homenageia vencedor do I Concurso Menino do Livro
09/05/2010 / Jacira Fagundes
A Câmara de Vereadores do município de Osório abriu suas portas na manhã do dia 06 de maio, para realizar uma sessão solene muito especial. Com abertura ao som do Hino Nacional e desfile de bandeiras, o evento cultural prestou homenagem a crianças e jovens da rede escolar de ensino que foram destaque em 2009/2010, nas áreas do esporte, lazer, educação e cultura.
Com realização da 11ª Coordenadoria Regional de Educação e a presença de autoridades nos diversos setores, o evento cultural prestigiou diferentes projetos ao homenagear os jovens que neles se destacaram.
O menino Lucas Alves Cardoso, 9 anos, aluno da 4ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Neves Caparelli, de Santo Antonio da Patrulha, foi um dos alunos homenageados e recebeu troféu por ter obtido o 1º lugar na categoria 07 a 10 anos, no I Concurso Menino do Livro que selecionou a melhor ilustração de um capítulo da obra infanto-juvenil O Menino do Livro, de autoria de Jacira Fagundes.
A convite da 11ª Coordenadoria de Educação, a escritora Jacira Fagundes esteve presente no evento como componente da mesa cabendo-lhe a honra de oferecer o troféu ao pequeno Lucas que se fez acompanhar por sua professora – Maria Goretti Cairuga.
Na ocasião, pedindo permissão à mesa para quebrar o protocolo, a escritora dirigiu-se ao menino vencedor com palavras de louvor e reconhecimento pelo seu empenho e prêmio conquistado, e à professora Maria Goretti pelo estímulo e comprometimento com a causa da educação.
Sob aplausos, crianças e jovens receberam o reconhecimento por seu talento e determinação, apresentaram performances, coral e peça de teatro, integradas num bonito momento de cidadania junto a autoridades sócio-político-educacionais.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Desvio Sim, essa é a vontade, pegar um desvio. O ano correu, essa é a verdade. E eu segui naquele mesmo passo do ano passado. Agora não, S...
-
O ano de 2023 foi um ano pródigo para duas participantes dos Encontros de Produção Literária que venho liderando, com vistas à pr...




