PROJETO DE OFICINA






 Porque uma oficina voltada à confecção de livro artesanal
com produção de histórias de terror


Joel Silva é fotógrafo e artista visual, Jacira Fagundes, escritora.
Joel e eu resolvemos nos unir e criar uma dupla de oficineiros.
O texto que segue vale como apresentação de nossa oficina.


A literatura de terror já invadira o mundo literário, as livrarias faziam circular nas prateleiras títulos os mais amedrontadores e fantásticos e eu, na minha faina laboriosa e disciplinada, presa a personagens ficcionais, claro, mas guardando devida distância do sobrenatural e misterioso.
Até que meus ouvidos, olhos e mente, como se combinados, se fizeram atentos ao que se passava a minha volta.

Mídia, amigos, leitores, colegas escritores, me acenavam com títulos do gênero. Comentavam com entusiasmo e meus ouvidos apreendiam.  Meus olhos passaram a se sentir atraídos pelas imagens de capa nas livrarias e feiras. A curiosidade me levou à contracapa e eu então lia a sinopse, muitas vezes não convencida de que valeria a pena investir na leitura.

Mas foi através da Confraria Reinações, dividindo comentários no grupo, quando da leitura indicada por um ou outro confrade, que passei a conhecer, ler e apreciar a literatura fantástica.

Da apreciação para a criação de histórias fantásticas foi um estalar de dedos. O tema me absorveu de tal forma que passei a criar minicontos um atrás do outro e logo parti para uma história juvenil.

Escrevi “O Quadro na parede” – a história de Alice, uma garota que se comunica com a foto no quadro pendurado em seu quarto, e que se vê desacreditada pelos pais, enquanto sua vida e a do irmão correm perigo.

Ano seguinte, fui convidada a escrever a Apresentação do livro Assombros Juvenis II, obra que reúne contos fantásticos dos autores selecionados no II Concurso Assombros Juvenis.

O volume III – onde, desta vez, fui jurada do concurso – será publicado em breve.

“É através do imaginário e dos jogos virtuais que o leitor jovem percorre caminho extraordinário de descoberta da capacidade de vencer os medos.
O macabro, o fantasmagórico e o sobrenatural, na mesma medida que o paralisam, empurram-no para o desfecho não desejado, cujo caminho não permite recuo.
O tema de maior relevância na literatura de terror é aquele impulsionado pelo medo do desconhecido, em que a imaginação é capaz de ultrapassar o limite do racional.”
                                                                      
(trecho do texto de Apresentação do Assombros Juvenis II, pag.7 – Jacira Fagundes)

Meu parceiro na condução da Oficina voltada  à produção de histórias de terror – o fotógrafo e artista visual Joel Silva – conviveu com o fantástico desde menino.

São palavras dele:

A literatura fantástica e os livros de terror sempre me fascinaram deste garoto, através dos Gibis e Almanaques da década de 50 e 60, principalmente os desenhos aterrorizantes de artistas da época.
Hoje acompanho a nova geração que curte esse universo repleto de vampiros, zumbis e outros personagens de terror.
Foi a partir desse interesse que resolvi fazer uma parceria com Jacira Fagundes para elaborarmos um livro de minicontos de terror usando a fotografia como criação para o imaginário.
Com o advento dos celulares e das máquinas digitais pensei que seria legal unir a fotografia ao texto.
Elaborei um “boneco” (pequeno livro modelo) e apresentei para Jacira e a dupla foi formada.
Depois criamos um folder e distribuímos em diversos locais da cidade.

O caminho está aberto, esperando o retorno dos bruxos, vampiros e fantasmas para invadir as mentes daqueles que apreciam o tema.

Pois é neste universo sobrenatural que a “Oficina de produção de histórias de terror” se fundamenta, com base no gosto do leitor juvenil e também de alguns adultos.

A nossa intenção, como oficineiros, é levar o participante – adolescente, jovem ou adulto – a entender, brincar e experimentar, na literatura e na arte visual, as sensações que envolvem o medo e os sentimentos que a sensação provoca.

Como?

Na literatura, criando minicontos com os personagens imaginários do universo fantástico: zumbis, vampiros, monstros, bruxos, fantasmas, assombrações e afins.
Na arte visual, fotografando seres e ambientes próximos e reais que o imaginário possa sugerir como amedrontador: casarões, prédios tombados, ruas desertas, portas entreabertas, estátuas, árvores centenárias, cenas urbanas inusitadas, pessoas e animais que causam estranheza.

No decorrer de toda a oficina, relacionando texto e fotografia numa única narrativa ilustrada.

E ao final dos trabalhos e à semelhança das histórias fantásticas que os participantes leem nos livros preferidos, confeccionar um livro artesanal de própria autoria. 

2 comentários:

  1. Oi Jacira, Achei o texto ótimo, fruto de um trabalho bem elaborado.Isso é apenas o começo dentro do universo do fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Um começo, parceiro. Que promete frutos. Obrigada pela confiabilidade.

    ResponderExcluir

RABISCOS

                                           RABISCOS          No final daquela tarde entro no vilarejo. Caminho por uma ladeira íngreme...