"As cinco direções de um corpo" é o novo livro em ebook com a singularidade de uma coletânea de textos de cinco autoras, com organização de Jacira Fagundes.

Uma obra com cinco histórias de vida e de morte que se entrelaçam num texto que se oferece ao leitor lembrando um jogo de games. Confiram através do acesso gratuito pelos links:

www.bestiario.com.br/as_cinco_direcoes.pdf

 https://abre.ai/5direcoes

 

 

 

 


 

 

 


Miniarte Magia - 2022

Mais uma vez, participo da Miniarte , Exposição de Arte de Clara Pechanski, que ocorre anualmente. 

Minha interpretação do que desenvolveria recaiu numa foto de um livro intitulado "LUNARA - amador 1900" de Enelda Serrano. 

Adquiri este livro de imagens numa Feira do Livro em Porto Alegre e me encantei. Minha interpretação de Magia, me levou a intervir numa das fotos de Lunara e recriar um novo olhar mágico sobre o passado. 




                                                                         Jacira Fagundes

                                                                           



                                        

 


                        Literatura infantil nas férias


Para o ano de 2021 e o ano novo que iniciou não faz muito, talvez não seja correto se falar em férias escolares, como foi de praxe pelos anos anteriores. Estamos num momento atípico, ainda em fase de pandemia. Mas chamarei período de férias, sem aulas presenciais ou remotas. Mais por hábito.

Então, é tempo de mudanças. Menos compromissos com horários levarão pais e filhos a um cotidiano mais livre e menos pretensioso. Para as crianças – hora de brincar, de correr, de se divertir, de curtir o sol e áreas livres.

Faço votos que tal aconteça. Que, nas férias, se produza mais convívio e menos isolamento. Que os tablets e os celulares tenham espaço mais reduzido, principalmente entre os pequenos. Porque tenho observado diuturnamente crianças presas por horas a fio a seus celulares, os dedinhos ágeis dedilhando ininterruptos, aflitos, numa ansiedade única, feroz.

A infância, hoje, compõe uma geração digitalizada. Por influência dos genitores no uso extremado da tecnologia, os pequenos perdem o controle do tempo e do espaço e permanecem entregues a jogos e similares, sem qualquer cuidado por parte do adulto quanto ao conteúdo envolvido. .Muitos destes conteúdos aleatórios entregues ao lazer dos pequenos costumam deixar de lado tanto as habilidades sociais quanto as cognitivas. A maioria são distrações inócuas, quando não apresentam o pior, como atos violentos e destrutivos.

Não incluo aqui os pais comprometidos com o uso sadio dos eletrônicos, que compartilham das escolhas, que limitam o tempo dedicado a tal isolamento. Não evitam o

valor  importante e salutar de tais complementos, pois que são necessários na atualidade. Tudo é uma questão de dosagem.

 

Pesquisadores  apontam algo interessante  sobre a questão do ato de ler. O fato de lermos, nós – os adultos – cada vez mais em telas, substituindo o papel, e a prática cada vez mais comum de apenas "passar os olhos" superficialmente em múltiplos textos e postagens online, podem estar dilapidando nossa capacidade de entender argumentos complexos, de fazer uma análise crítica do que lemos e até mesmo de criar empatia por pontos de vista diferentes do nosso. Pior quando a exposição contínua às telas, ultrapassando o limite de tempo orientado pelos órgãos de saúde, atinge  crianças.

 

Uma boa aposta seria incentivar um retorno à leitura, ainda assim, usando a tecnologia como a grande aliada. Lendo um livro digital, por exemplo. Há uma infinidade de títulos na internet, muitos gratuitos. No entretenimento com a leitura, os pequenos lidam com multiplicidade de habilidades sociais, morais, de crítica e acolhimento. Para os não alfabetizados, a leitura feita pelos pais oferece a ambos a sociabilidade e a conjunção de interesses.

A leitura digital pode apresentar até algumas experiências que o livro físico não oferece, como comentários, acréscimo de imagens e jogos oriundos da leitura.

Nem será imprescindível a praia ou a serra em viagem de férias. Em casa, com o celular que serviu para as aulas remotas, a família reunida terá muitos momentos de entretenimento.

 

Felizes férias escolares!

Jacira Fagundes

 

  

Leitores criam ilustrações no livro



Rita Paldes Faria






















 



 



 

                                              


                                                    Luzia Camargo


                                                   Luzia Camargo





                                        


Imagens enviadas pelos pequenos leitores e ilustradores do 

                          Pinta uma história pra mim 





Helena



                                                                Helena


                                                                             Ana Clara



Ana   Clara




                                                                        

                                                                          Leonardo

Turma do quinto ano da Professora Marta apresenta seus desenhos numa bonita foto


 

Oficina "Quem quer ser um ilustrador?" realizada na 24ª Feira do Livro de Gramado

Aconteceu no dia 08 de outubro, na EMEF Pedro Zucolotto, durante a 24ª Feira do Livro de Gramado, a oficina prometida aos alunos do quinto ano, da professora Marta.

O entusiasmo da criançada esteve presente durante todo o tempo. Acompanhando a leitura, tecendo comentários, foram criando as ilustrações em folhas avulsas. No final, as folhas, com suas criações me foram entregues. Ficará com a professora a tarefa de instruir os alunos a criarem as ilustrações finais que  me serão enviadas para postagem no blog.

As primeiras ilustrações estão dispostas aqui, comprovando o interesse da turma no desenvolvimento da oficina. Para apreciação dos leitores do blog. Estejam a vontade para tecer comentários.















Rio de Janeiro

                                                                                           Rio de Janeiro “O vento beijando teu rosto, o m...